jusbrasil.com.br
8 de Abril de 2020

O que é o Direito e qual o papel dos advogados

A eterna busca pela justiça

Leonardo Felipe Pimenta de Paoli, Advogado
há 5 anos

O que o Direito e qual o papel dos advogados

Na minha vivência da advocacia estou aprendendo, aos poucos, qual a importância de ser advogado e o que é o Direito. Digo aqui advogado no sentido amplo, pode ser Juiz, Desembargador, Ministro, Promotor de Justiça, não importa. No final, somos todos advogados, defendemos uma causa, falando por alguém.

O Direito, que é o instrumento de trabalho dos advogados, antes de uma matéria de faculdade, ou uma ciência que estuda as leis, é o meio humano de se alcançar a justiça social. Meio humano por que é feito por seres humanos, todos imperfeitos, porém o único ser no Planeta Terra que é capaz de pensar, mesmo que nem sempre.

E a justiça do Direito é social, pois a única justiça verdadeira é a de Deus. Como salientou Rousseau: “A única democracia perfeita seria aqueles feitas pelos Deuses”.

O advogado (no sentindo amplo) é o profissional que defende o Direito. O operador desta ciência tem uma função importantíssima na sociedade: zelar pelo bom cumprimento da lei, por uma sociedade justa, democrática e ajudar os mais fracos.

Este nobre profissional (o advogado) trabalha pela sociedade e não para si. Nas relações trabalhistas, tributárias, civis, empresarias, em todas as áreas, lá esta este nobre profissional.

Infelizmente, nos últimos anos, o Pode Judiciário, e também alguns advogados que atuam de forma particular, têm desvirtuado a função do Direito, o que contribui aos poucos para a perda do respeito desta nobre profissão, o qual (o respeito) foi conquistado durante séculos, e por que não dizer milênios, pois há dados na história que já na Grécia, antes de Cristo, havia interpretes da lei.

Vale lembrar que este desvirtuamento de função não da classe de advogados, e sim de algumas pessoas que se aproveitam do conhecimento do Direito para auferirem proveitos para si, esquecendo-se estes, que o Direito foi feito para o próximo e não para o interprete. Felizmente, há uma lei maior, que é a lei da natureza, que aos poucos vai selecionando os mais justos e eliminando os injustos.

Desejo que os futuros profissionais e os atuais, se ainda não entenderam o que é ser um advogado (no sentindo amplo), compreendam, pois o Brasil, não apenas na área do Direito, precisa de bons trabalhadores, bons cidadãos, para mudar o país, e dar uma boa vida para os que aqui estão e para os que virão.

“Deus é a lei e o legislador do Universo”. Albert Einstein

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tijolos, areia e cimento! Além de ser construtivo, segundo o pedido do enunciado, ainda é um comentário muito simbólico, no sentido em que o muro social, que é nossa democracia em si, é mantida pelos órgãos e poderes, vislumbrados aqui pelos tijolos, que se mantém em seu lugar devido a massa de arreia população (povo) e o cimento, a justiça! Se a justiça for fraca ou corrompida por infiltrações, tods DEMOCRACIA se desfaz!

Esperamos justiça e muito bom censo de nossos advogados? Eles tem o dever de mante8o cimento (justiça) forte! continuar lendo

....ajudar os mais fracos?...What? "ajudar"...."fracos? não amigo, aqui ninguém ajuda ninguém nesse mundo, especialmente no meio jurídico. Assumimos sim compromissos com o passado, presente e futuro e por conseguinte com a Eternidade. A Palavra, mesmo que escusa, indigna, própria ou , raramente, nobre, será para sempre grafada na pedra do Tempo. continuar lendo